Todos passamos por experiências ou situações que não são boas. Na verdade, elas acontecem todos os dias e quando são frequentes e com forte impacto emocional, elas nos marcam e permanecem – muitas vezes – por toda uma vida (como uma sombra), interferindo na forma como nos comportamos e agimos, impedindo que você tenha sucesso e liberdade emocional.

Os bloqueios emocionais criam uma barreira no subconsciente. Em um primeiro momento, podem dar a sensação de que está tudo bem, porém, lá no fundo, escondem questões que precisam ser acessadas, reconhecidas e ressignificadas. Se você tiver medo de receber críticas, consolidar uma carreira, ter estabilidade financeira ou insegurança, bloqueios emocionais podem estar barrando o seu sucesso.

Segundo a pesquisa What Women Want (O Que as Mulheres Querem) feita pela Kantar (2019) e publicada pela Revista Consumidor Moderno, questões como a autonomia financeira e inteligência emocional são aspectos importantíssimos na autoestima da mulher.

De acordo com a pesquisa, autonomia financeira é um ponto extremamente relevante na geração da confiança da mulher, com 24% das respostas das entrevistadas. Em seguida vem a inteligência emocional (22%), representatividade (16%) e rede de apoio (15%).

E quando falamos de autonomia financeira, estamos falando sobre ter independência financeira; estamos falando sobre agir e pensar como protagonista e líder da sua própria vida: inteligência emocional e alta performance.

E é por isso que eu digo que se conhecer melhor, aprender como usar inteligência emocional a seu favor e eliminar bloqueios emocionais é a chave para o sucesso.

E para isso, você só precisa aprender para onde ir e o que fazer quando chegar lá.

E talvez você esteja se perguntando como fazer isso.

Existem várias formas de reprogramar sua mente e ter maior controle emocional sobre seus pensamentos e comportamentos e o autoconhecimento é uma delas.

Por meio do autoconhecimento você conseguirá identificar quais são seus modelos mentais de comportamento e pensamento; quais são os traumas que estão impedindo você de ter sucesso e mais do que tudo isso junto: é um tipo de conhecimento que ninguém tira de você e já adianto, você pode voar ou estagnar, a escolha é sua, pois agora você saberá para onde e como ir.

 

Vanessa Borges

Especialista em Controle Emocional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *